
Imagem: https://www.freepik.com
SOBRE OS INSTRUMENTOS DE PESQUISA
A definição e validação de instrumentos, escalas e algoritmos de pontuação de fácil aplicação pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), voltados à estratificação de risco, foram realizadas em oficina virtual com especialistas. Esses instrumentos abrangem a avaliação de fragilidade, vulnerabilidade sociofamiliar, saúde mental, uso de medicamentos e situação vacinal. A oficina contou com a participação da equipe de pesquisa, da COPID/MS e dos especialistas Caren Cristiane Muraro (SES-PR), Gilberto de Holanda Lopes Filho (SMSA-São Luís/MA), Antônio Marcos Alvim Soares Júnior (UFMG) e João Bastos Freire Neto (SMSA-Fortaleza/CE).
OFICINAS PRESENECIAIS PARA AS EQUIPES DOS MUNICÍPIOS
Foram realizadas 12 oficinas de qualificação de Setembro a novembro 2025.
Orientação e qualificação de profissionais da APS, da Atenção Secundária à Saúde, de CRAS, CREAS e assistência institucional, direcionadas à pessoa idosa.
Mais de 120 profissionais qualificadas.

Muçum / RS

Cruzeiro do Sul / RS

São Sebastião do Caí / RS

Eldorado do Sul / RS
PLATAFORMA DE QUALIFICAÇÃO
Uma plataforma de qualificação também foi criada promover a qualificação dos profissionais, tanto na aplicação dos instrumentos de pesquisa, quanto no rastreio e avaliação de fragilidade, demências, depressão, transtorno de estresse pós-traumático na pessoa idosa.
